Telefone ou Whatsapp  

+ 55 11 9 9589 0374

E-mail: adrianadilima@gmail.com

Adriana Di Lima.png

Cursos e Consultorias

I Ching

I Ching

O I Ching usado como oráculo é desenvolvido e interpretado a partir dos textos do Livro do I Ching, também conhecido como Livro das Mutações. O livro traz um dos mais antigos textos chineses que chegaram até nossos dias. Pode ser compreendido e estudado tanto como um oráculo quanto como um livro de sabedoria, pois  traz um conjunto de estudos que analisa o mundo e o homem através das imagens da natureza que os seus autores interpretaram e desenvolveram.

Inicialmente o livro tinha poucas palavras e mais símbolos, e exigia uma interpretação rigorosa e sensível. Ao longo dos séculos, diferentes sábios acrescentaram textos explicativos, embora fosse mantido o significado mais puro dos símbolos que representam os estados essenciais da natureza e do Universo.

Segundo alguns livros de história, o Livro I Ching foi desenvolvido por mais de 5 mil anos. Fu Xi, considerado o chefe mais sábio de todas as tribos, iniciou os códigos que representam toda a escrita interpretada no I Ching. Fu Xi nomeou cada símbolo chamados hoje de Hexagrama, e o fez de acordo com seus estudos do céu, da terra e dos organismos.

Os símbolos são 64 Hexagramas que completam a leitura do I Ching, os hexagramas são figuras formadas por 6 linhas compostas a partir da combinação de 8 Trigramas, formados inicialmente por 3 linhas, que também trazem códigos de leitura originários da interpretação da natureza e também sua relação com o homem.

Para seu uso como oráculo, meditação prévia, o ritual, e a formulação precisa da pergunta são importantes para um bom atendimento e uma boa interpretação de quem procura a resposta. A consulta oracular é feita com 50 varetas, originalmente de  aquileia (Achillea millefolium). Por ser um livro sagrado, o I Ching e as varetas usadas na consulta eram guardadas em uma caixa de madeira virgem, embrulhados em seda.

Mais modernamente a consulta ao I Ching é realizada também em métodos mais simples, como moedas, dados e até mesmo baralhos. Qualquer que seja a escolha do método de consulta, a interpretação trará referências de leituras e situações arquetípicas, com percepções muito particulares do consulente, que apresentam as interpretações e os momentos únicos que se deseja consultar.

Para atendimentos e sessões com I Ching, agende em: Contato